Água, uma grande aliada da Saúde Vocal
11 de outubro de 2019
A importância da Fonoaudiologia para o meio artístico
11 de outubro de 2019

O Ceceio ou interposição lingual é um problema de fala que pode surgir em função de desordens nos órgãos fonoarticulatórios, dentários ou craniofaciais, passando pela respiração pela boca e próteses dentárias.

Quem tem esse problema tende a pronunciar com a língua entre os dentes, para fora da boca ou com a língua retraída e alargada nas palavras com sons de Z,S,X,CH, causando distorção na fala.

O problema surge geralmente na infância. O ideal é que, assim que notado, a criança realize uma avaliação fonoaudiólogica com um especialista para que possíveis fatores desencadeantes sejam identificados e corrigidos.

O fonoaudiólogo irá realizar procedimentos de reabilitação orofacial em quadros de interposição lingual, como a reeducação do posicionamento da língua durante a fala.

Além disso, o fonoaudiólogo irá avaliar também a mastigação, deglutição e respiração e reabilitá-las caso necessário.

O tratamento pode ser efetuado em crianças, adolescentes e adultos.

O trabalho conjunto de ortodontistas e fonoaudiólogos é de suma importância, visto que alterações na postura da língua podem alterar a posição correta dos dentes.
A terapia fonoaudiológica irá promover a reabilitação oromiofuncional , proporcionando a correção do ceceio e das demais funções orofaciais que estiverem inadequadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *