A importância da Fonoaudiologia para o meio artístico

O que é ”ceceio”?
11 de outubro de 2019
Alimentos que ajudam a Saúde Vocal
11 de outubro de 2019

Seja cantor, ator ou comediante e através dos mais diferentes meios como a TV, rádio, teatro, shows, stand-ups ou até mesmo no youtube, todos os artistas tem algo em comum, O uso da VOZ como principal instrumento de trabalho.
E é aí que esta a importância do fonoaudiólogo para o meio artístico.

O fonoaudiólogo é um profissional de saúde com graduação plena, que é responsável pela promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da audição, linguagem, voz, fluência, articulação, motricidade orofacial e deglutição.

Assim podemos dizer que o fonoaudiólogo está para o meio artístico, assim como o educador físico está para o esporte. Pois ele ajuda a manter a saúde vocal e a concretizar o equilíbrio entre voz e emoção, realizando a orientação e a educação vocal. Buscando o controle da voz sem perder a espontaneidade, totalizando desta forma a arte da comunicação.

As pessoas expressam-se pela fala e de acordo com os momentos, estado emocional, intenções e motivações. Desta forma a prosódia (altura, intensidade, ressonância) compõe a voz. A voz passa credibilidade aos personagens, por meio de suas sutilezas, características, e intenções, assim dá veracidade à interpretação.

A fonoaudiologia vem a ensinar o artista buscar hábitos que favoreçam a saúde da voz e concretizem a higiene vocal (hidratação, relaxamento do aparelho fonador e aquecimento vocal). É importante salientar, que dicas e vídeos encontrados nas redes sociais, e mídias em geral, não podem substituir o fonoaudiólogo, portanto entre em contato, e agende um encontro com o fonoaudiólogo mais próximo de sua região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *