Como estimular o desenvolvimento da linguagem do seu filho

Professor concursado: prepare sua voz para perícia
16 de julho de 2019
Por que não devemos respirar pela boca?
11 de outubro de 2019

Os bebês começam a se comunicar através do choro. Com o passar do tempo, emitem sons mais como uma brincadeira, despertando a curiosidade pela fala. Apenas com sete ou oito meses de vida, atribuem algum significado às palavras. A fala propriamente dita vai aparecer a partir de um ano de idade, dependendo da evolução de cada um.

A criança passa os primeiros meses de vida sendo exposta a todo tipo de som e comunicação. O bebê vive a fase da compreensão antes da emissão. E os pais podem ajudar muito, conversando, de fato, com o filho. Se você vai dar o banho, converse com a criança, mesmo bebezinho: ‘vamos tomar banho, olha como está a água, vou colocar a fralda e uma roupa bem bonita… assim por diante.

Outra dica importante é, ao passear com o bebê, ir nomeando as coisas que vão surgindo, como paisagens, um cachorro na rua, as árvores, mas tudo de forma natural. É mostrar o mundo através da fala e a criança vai internalizando tudo.

É importante lembrar que sempre devemos falar com a criança com nomes certos das coisas. Nunca com a linguagem do bebê, por exemplo, se cair um brinquedo, ex: uma boneca caiu no chão. Você deve pronunciar a frase ‘a boneca caiu ‘ e não ‘a bonequinha taiu’. Não dar diminutivos , nem falar errado com a criança é muito importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *