AMBIENTE:
- Esteja muito atento a sua voz, pois além de ser
o seu principal instrumento de trabalho, compõe o elo da inter-relação entre
professor-aluno.
- Procure adequar a voz ao ambiente em que ela
será projetada, controlando o volume.
- Falar em ambientes fechados (ex: fechar a porta
da sala de aula), reduz a concorrência da voz com barulhos externos, evitando que o
professor aumente o volume para ser
ouvido.
- Ao falar em ambientes abertos (aulas de educação
física, pátio), usar microfone sempre que possível, e outros recursos para
chamar atenção como apitos ou assobios. Evitar gritar. O ideal é se aproximar
dos alunos para dar as instruções.
- Usar microfone em salas de aulas grandes ou com
muitos alunos é indicado. Em ambientes abertos usar megafone, se possuir, ou
então colocar as mãos em forma de concha ao redor da boca para ampliar o som.
POSTURA E RELAXAMENTO:
- Ao falar manter a postura da cabeça de modo que
forme um ângulo de 90 graus entre o queixo e o pescoço;
- Procure falar como o corpo ereto, explorando o
espaço da sala de aula e movimentando-se entre os alunos.
- Algumas dicas podem facilitar o relaxamento do
corpo e prepara-lo para a utilização da voz , tais como:
Faça alongamento
do corpo, esticando os braços para cima e dobrando o corpo para um lado e para
o outro.
Rode os ombros
para frente e para trás e controle a respiração junto.
HÁBITOS DIÁRIOS:
- Procure alternar aulas expositivas com
atividades que demandem menor uso da voz.
- Com alunos alfabetizados, pode-se solicitar que
os mesmos leiam os textos ou atividades da aula para poupar a voz do professor.
- Procure fazer ilhas de repouso vocal, ou seja,
ficar em silêncio por um tempo, enquanto os alunos copiam a matéria, realizam
atividades ou fazem prova. O mesmo se aplica nos intervalos das aulas. Evite
ficar conversando na sala dos professores.
- Faça repouso vocal relativo ao chegar em casa
sempre que possível.
- Faça exercícios de aquecimento e desaquecimento
vocal orientados por fonoaudiólogos.